Ouvindo...

Defesa Civil emite alerta de chuva com ventos de até 50 km/h em Belo Horizonte

Esta quinta (31) deve ser de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento a partir da tarde

Céu nublado na avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta, na manhã desta quinta-feira, um alerta para áreas de instabilidade que podem provocar pancadas de chuva de até 30 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (1).

Por conta dos potenciais riscos, a recomendação é não só para atenção redobrada, mas também por medidas de prevenção. A Defesa Civil reforça a importância de abrigos seguros, fora de espaços abertos, áreas de morro ou próximo a torres de linhas de telefone, ou energia elétrica.

Durante este período, a Defesa Civil orienta para as pessoas evitarem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Não é recomendado passar por ruas alagadas, nem deixar crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

Alertas

Moradores de BH podem ainda se cadastrar para receber alertas prévios de risco de chuva forte, granizo, e outros fenômenos meteorológicos via SMS. Basta enviar o CEP de residência para 40199, e as mensagens serão enviadas de forma gratuita.

Minas Gerais

Hoje será com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas na faixa Norte do estado, devido à formação de um centro de baixa pressão sobre o oceano, nas imediações do litoral Sul da Bahia. Contudo, no decorrer do dia a tendência é de redução da nebulosidade, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva, preferencialmente, a partir da tarde, no Triângulo Mineiro, área Central do estado e no Leste. No restante do estado, apenas variação de nebulosidade. A temperatura mínima no estado será de 6°C e a máxima pode chegar aos 35°C.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.