Ouvindo...

Prefeitura de BH lança pacote de ações para evitar enchentes em períodos de chuva

Segundo a PBH, parte das intervenções já estarão prontas para o próximo período de chuva

Uma das bacias que será construída para receber águas das chuvas e evitar enchentes

Com a construção de bacias e piscinões, a prefeitura de BH afirma que vai conseguir conter 1 bilhão de litros de água de chuva na Avenida Teresa Cristina, região Oeste de Belo Horizonte, uma das áreas mais críticas em relação a alagamento em Belo Horizonte. Ao todo, vão ser 18 estruturas deste tipo na capital mineira.

As intervenções fazem parte de um pacote de mais de 160 obras realizadas em BH para minimizar os estragos causados pela chuva. A afirmação foi feita neste sábado (26) pelo Secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro Cesar Pereira, durante o 8° treinamento preventivo da Defesa Civil que foi realizado na Avenida.

“Estamos estimando que nesse período de chuva já vamos conseguir reter 1 bilhão de litros de água na cabeceira do Arrudas. Nós temos dois grades dispositivos que já ficarão funcionais para este período de chuvas”, explicou o secretário.

Simulado

Durante o simulado, a Defesa e outros órgãos da prefeitura demonstraram como conseguem fechar com rapidez a Avenida Teresa Cristina e desviar o trânsito para evitar que pessoas acessem áreas com risco de inundação.

Essa ação será realizada para evitar que pessoas sejam surpreendidas com o aumento repentino do volume da água e fiquem ilhadas no meio da avenida, que em dias de chuva, costuma virar um grande rio.

Para agir com antecedência, a Defesa Civil e demais órgãos da prefeitura de Belo Horizonte vão monitorar imagens de satélite, radares meteorológicos, sensores instalados às margens do rio para monitorar a altura e a velocidade da água, além de mais de três mil câmeras espalhadas pela cidade em locais considerados críticos.

Tudo será coordenado a partir do COP, o Centro de Operações da Prefeitura, onde ficam concentrados integrantes da Guarda Municipal, BHtrans, SAMU, Defesa Civil, PM, Corpo de Bombeiros.

Em dias de chuvas, todos esses órgãos vão atuar de maneira conjunta e ainda contando com uma parceria com a Defesa Civil de Contagem, onde também ocorrem inundações, como explica o Coronel Waldir Figueiredo, da Defesa Civil.

"É uma ação integrada da Defesa Civil, com Contagem e Belo Horizonte. Há uma preocupação do nosso prefeito em garantir a segurança para essas famílias que moram em áreas de risco. Os investimentos em prevenção de desastres são importantes, mas precisamos entender que os fenômenos climáticos são imprevisíveis, então precisamos que todos os órgãos se preparem para eventos extremos”, diz Waldir.

As obras estão sendo feitas com R$ 298 milhões provenientes de acordo judicial com a mineradora Vale para a reparação de estragos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Segundo a Prefeitura, as intervenções que já foram realizadas contribuíram para que nenhuma morte fosse registrada no período chuvoso nos últimos dois anos em BH.

Sobre a B5

A nova a bacia de detenção (B5) terá capacidade volumétrica para 274.245 m³, em uma área de 41.776 m² na Vila Sport Club. A obra está sendo realizada na Vila Sport ², entre a avenida Amazonas, nº9.400 e a linha férrea, região Oeste da Capital. Os trabalhos avançam rapidamente e já neste período chuvoso a bacia estará em sua plena funcionalidade retendo as águas das chuvas.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.