O apagão nacional que deixou vários estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil sem energia, nesta terça-feira (15), foi provocado por um problema na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que interrompeu 16 mil MW de carga, conforme informações do Ministério de Minas e Energia.
A interrupção ocorreu, de acordo com o Ministério, devido a abertura, às 8h31 da interligação Norte/Sudeste e “as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.”
A retomada da energia já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, detalha o Ministério.
O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Leia mais:
Belo Horizonte e várias cidades do Brasil sofrem apagão elétrico nesta terça-feira (15) Metrô de BH volta a funcionar após apagão nacional de energia elétrica
Impactos em Belo Horizonte
A falta de energia foi observada em alguns pontos de Belo Horizonte nesta terça-feira (15) e o metrô da capital ficou sem funcionar por cerca de 25 minutos. Motoristas relataram semáforos apagados em vários pontos das avenidas Amazonas e Barão Homem de Melo.
Por meio de nota, a Cemig afirma trabalhar para reestabelecer o abastecimento. Algumas cidades do interior também foram atingidas entre elas Barbacena, Varginha, Uberlândia e Nova Serrana.