A ‘Superlua de Esturjão’, a primeira de 2023, começou a vista em diversas regiões do mundo e também poderá ser avistada na maior parte do Brasil, como em Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Campo Grande e Goiânia na noite desta terça-feira (1º).
O nome ‘superlua’ faz referência ao fenômeno do perigeu, momento em que a estrela está no ponto mais próximo da Terra, dando a impressão de estar maior e mais brilhante. Nesta noite, a lua cheia surge no horizonte e poderá ser visto em Contagem, na Grande BH.
Já a nomenclatura ‘Esturjão’ se deve por conta de uma espécie de peixe, que é facilmente encontrados nos Grande Lagos da América do Norte durante este período.
Veja imagens da ‘Superlua de Esturjão’
Entenda o fenômeno
Para entender é preciso conhecer a movimentação que a lua faz. Esse satélite natural dá uma volta inteira na Terra a cada 27,3 dias, segundo a Nasa. Ao longo desse período, se sucedem as fases, cada uma com aproximadamente sete dias: nova, crescente, cheia e minguante. Como a volta inteira dura menos de um mês, é natural que alguma fase da lua se repita no mês.
A trajetória percorrida pela lua ao dar a volta na Terra não é um círculo exato, mas uma elipse - espécie de círculo achatado. Por isso, a distância entre a lua e a Terra varia ao longo do trajeto, e varia também a cada volta dada.
O ponto mais próximo que a lua chega da Terra em cada volta é chamado perigeu. Em média, nesse momento a lua fica a 362 mil quilômetros do planeta. Já o ponto mais distante que a lua fica da Terra, a cada volta, é chamado apogeu. Em média, nesse momento o satélite natural está a 405 mil quilômetros da Terra.
Superluas em agosto
Quem gosta de admirar a lua terá neste mês de agosto duas oportunidades raras. Além da lua cheia desta terça (1º), no dia 30 de agosto ocorre mais uma superlua, e desta vez será uma superlua azul - porque toda segunda lua cheia no mesmo mês é chamada de lua azul.
Nesta terça-feira a lua estará a 357.530 quilômetros de distância da Terra. Em 30 de agosto a distância será ainda menor: 357.344 quilômetros.
Com informações de Estadão Conteúdo