Ouvindo...

Paciente com suspeita de febre maculosa morre em Juiz de Fora

A vítima deu entrada na Santa Casa na noite desta sexta (21) com febre hemorrágica e não resistiu

Os órgão competentes foram notificados pela suspeita de febre maculosa

Um paciente, que não teve o sexo e a identidade revelados, deu entrada na unidade hospitalar da Santa Casa com febre hemorrágica. Esta pessoa não resistiu e morreu na noite desta sexta-feira (21).

O hospital informou que os órgãos competentes foram notificados sobre a suspeita de febre maculosa e aguarda o resultado dos exames.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Secretaria de Saúde Municipal e Estadual e aguarda posicionamento.

Qual carrapato transmite a febre maculosa?

A febre maculosa é transmitida a partir da picada do carrapato-estrela infectado, encontrado comumente em áreas de mata e em animais como cavalos, capivaras e bois.

Dentro os carrapatos encontrados em Minas Gerais, o carrapato-estrela é o principal que pica humanos, mas existem algumas formas de diferenciá-lo. A principal delas é observar o dorso do aracnídeo.

Na fase adulta, o carrapato-estrela possui uma estrutura chamada escudo com alguns desenhos intercalando machas escuras e claras. Entretanto, caso o carrapato esteja em outras fases, ele é tão pequeno que fica difícil diferenciar.

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.