A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lançou na manhã deste sábado (15) dois novos programas de incentivo ao turismo a cultura, em comemoração ao Dia de Minas Gerais, comemorado no domingo (16). O lançamento aconteceu durante um evento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico que fica na Praça da Liberdade e contou com a presença de diversas autoridades.
Na prática, o Minas Criativa e o Mais Turistas devem receber cerca de R$1 bilhão em recursos vindos de diferentes áreas, numa estratégia de aumentar o número de turistas que vem ao estado e facilitar o emprego no setor da cultura e do turismo. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Minas, professor Leônidas Oliveira, os recursos vêm de diversas áreas, incluindo parcerias públicas privadas.
“O Minas Criativa vai atender toda a cadeia da cultura no estado de Minas Gerais, e, por outro lado, o Mais Turistas objetiva mais voos, mais conectividade, marketing, infraestrutura de estradas para atrair com mais qualidade, mais turistas pro estado de Minas Gerais. Os investimentos são em torno de um bilhão de reais oriundos do tesouro, de transferências do Governo Federal, com as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Nós temos investimento em infraestrutura da SEINFRA, e temos esse rol de parceiros aí, cada um fazendo a sua parte nesse grande projeto”.
O Sebrae também faz parte das duas iniciativas.