Ouvindo...

Trem com quase mil pessoas fica preso por quase dez horas após árvores caírem nos trilhos no Paraná

Árvores caíram nos trilhos do trem turístico que transportava 943 pessoas, impedindo que chegasse ao destino final

O incidente ocorreu por volta das 11 desta quinta

Um trem que transportava 943 passageiros ficou preso por cerca de 10 horas em função do temporal que atingiu a Serra do Mar, no litoral do Paraná, nesta quinta-feira (13). Árvores caíram nos trilhos por volta das 11h, bloqueando a passagem.

A comitiva saiu de Curitiba às 8h30 com rumo a Morretes, mas não conseguiu concluir o trajeto, ficando parado a cerca de 15 km do destino final. De acordo com a Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia, o trem chegou à Morretes por volta das 21h. Confira nota na íntegra:

A concessionária informa que fortes ventos causaram a queda de algumas árvores na ferrovia nesta quinta-feira (13). A empresa deslocou equipes de manutenção que trabalharam no decorrer do dia na desobstrução dos pontos de interdição para retomar as condições das operações. A Rumo lamenta os eventuais transtornos e prestou todo suporte para a operadora de transporte de passageiros. A circulação já foi restabelecida e a composição chegou na Estação de Morretes por volta das 21h.

Serra Verde Express

Em comunicado oficial, a empresa Serra Verde Express, responsável pela viagem, afirmou que esta é a primeira vez que incidentes meteorológicos causaram uma paralização tão longa no percurso.

“A Serra Verde Express mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto”, explica em nota.

Em função da queda de árvores, as atividades do trem Serra do Mar Paranaense estão canceladas para esta sexta-feira (14), tanto no percurso Curitiba - Morretes, quanto Morretes - Curitiba.

Passageiros que tiverem dúvidas sobre remarcações devem entrar em contato pelo seguinte endereço de e-mail: contato@serraverdeexpress.com.br

“Lamentamos sinceramente qualquer inconveniência causada por esse imprevisto e agradecemos a compreensão e paciência de todos. Estamos comprometidos em continuar oferecendo serviços de excelência e experiências inesquecíveis aos nossos estimados passageiros”, completa comunicado.

Situação dos passageiros

Passageiros que estavam dentro do trem registraram os momentos de tensão vividos durante o tempo de espera de resgaste. As vítimas questionaram sobre a falta de informações sobre a solução e, também, sobre a falta de água e comida durante o período.

O tripulante Fábio Junior Rapachi gravou vídeos do interior da comitiva alertando sobre a situação principalmente de grupos sensíveis

“Precisamos de ajuda, pelo amor de Deus. Está todo mundo aqui, crianças, idosos, isso não é brincadeira, estamos desde meio dia aqui”, relata em vídeo.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.