Pacientes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) denunciam demora no atendimento do laboratório da unidade. Por dia, são distribuídas algumas senhas, porém o tempo de espera chega a várias horas.
“Cheguei aqui para fazer um exame às 6h30. Venho com frequência e sempre tem muita gente, mas sempre é rápido. Hoje, está demorando”, disse Simone Teixeira, de 55 anos.
A reportagem da Itatiaia foi ao local e, de fato, a fila é longa e mais de cem pessoas esperam pelos exames. A informação que circula é que haveria um problema de falta de funcionários, o que afetou muito o atendimento no laboratório. Os pacientes relatam nem todo mundo consegue ser atendido, que costumam esperar horas pelo exame.
A senha de Geralda de Matos, de 75 anos, era a 132. “Tem muita gente esperando, não deram nenhuma previsão”, disse.
Em nota, o Hospital das Clínicas da UFMG informa que atualmente conta com 60% dos profissionais habituais para a coleta de sangue ambulatorial, insuficiente para manter a rotina, o que reflete em medidas de contingência.
O hospital afirma que realiza desde o mês de junho a reposição de pessoal por meio de efetivação de aprovados em concurso. A previsão de retorno à normalidade é de até 30 dias.
A nota diz ainda que são distribuídas 200 senhas pela manhã, diariamente. O Hospital das Clínicas solicita que os pacientes deixem para fazer os exames mais próximo das datas de retorno ao médico.
(com informações de Alessandra Mendes)