Minas Gerais registrou, nesta terça-feira (4), temperaturas baixas devido à massa de ar polar que está sobre o estado e, com isso, três cidades no Sul do estado estão entre as mais frias do país. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de hoje. A menor temperatura, de 1,9°C, foi registrada em Caldas.
O renovou, nesta terça-feira (4), o alerta de risco de geada para cidades do Sudoeste e do Sul de Minas Gerais. O novo comunicado cita para 77 cidades podem ser atingidas por geada entre 3h da madrugada e 7h da manhã desta quarta-feira (5). Nessa terça (4), geou em Maria da Fé e em Monte Verde (distrito de Camanducaia).
Belo Horizonte registrou hoje, pelo segundo dia consecutivo, a temperatura mais baixa do ano, conforme dados da Defesa Civil. Os termômetros registraram 8,9ºC, com sensação térmica de -9,4 °C, entre 5h e 6h. Um grau a menos que a temperatura registrada no dia anterior, 9,9 °C, até então a menor do ano. A sensação foi de -9,6ºC.
O alerta desta terça-feira (4) cita temperatura mínima até 3ºC. Há risco leve de perda de plantações.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para esta terça-feira (4) em Minas Gerais, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será de sol entre poucas nuvens e grande amplitude térmica durante o dia. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 8,9°C, a menor registrada, e a máxima estimada é de 24°C, de acordo com a Defesa Civil municipal.
Grande parte do país está sob o domínio de uma massa de ar seco, que mantém o tempo aberto favorecendo para grande variação das temperaturas ao longo dia, assim como, para ocorrência de baixos índices de umidade. Em Belo Horizonte, a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 30% à tarde.
Cidades mais frias
Pico do Couto (RJ): 1,5°C
Nova Friburgo (RJ): 1,7°C
Caldas (MG): 1,8°C
Maria da Fé (MG): 1,9°C
Monte Verde (MG): 2,3°C
Paty do Alferes (RJ): 2,6°C
Barra do Turvo (SP): 3,8°C