Ouvindo...

São Paulo pode ter ‘carros voadores’ em 2026; entenda

A expectativa é que os voos estejam liberados a partir de 2026, mas o primeiro voo de teste em escala real está previsto para ocorrer até o início de 2024

Outros 28 municípios receberão a tecnologia

A empresa Voar Aviation, que adquiriu 70 veículos elétricos da fabricante de aeronaves Eve, controlada pela Embraer, promete trazer os famosos “carros voadores” para a capital paulista a partir de 2026. Esses veículos se assemelham com helicópteros, conhecidos como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, na sigla em inglês). Eles são projetados para fazer menos ruído e utilizam múltiplas hélices para voar.

Durante o evento “Paris Air Show”, realizado em Paris, França, entre os dias 19 e 25 de junho, a empresa anunciou a compra dos eVTOLs. Dos 70 veículos adquiridos, 15 serão destinados à cidade de São Paulo.

A expectativa é que os voos estejam liberados a partir de 2026, mas o primeiro voo de teste em escala real está previsto para ocorrer até o início de 2024.

A Voar afirmou, em comunicado, que além de fornecer os veículos, também oferecerá soluções de transporte e operação, bem como consultoria imobiliária para a implementação de infraestrutura, vertiportos e hubs de manutenção em São Paulo e outros 28 municípios. As primeiras cidades que receberão essa estrutura de operação incluem São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia, Ribeirão Preto, Florianópolis e Balneário Camboriú.

No entanto, a operação comercial dos eVTOLs está sujeita a regulamentações. Atualmente, a fabricante Eve está trabalhando em parceria com órgãos regulatórios, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para obter a certificação da aeronave.

No Brasil, além da Eve, as companhias aéreas Gol e Azul também anunciaram planos envolvendo os eVTOLs.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.