Moradores do Castelo, na região da Pampulha em Belo Horizonte, estão denunciando motoristas que estacionam irregularmente no estacionamento de uma academia, na avenida Presidente Tancredo Neves. Segundo os relatos, os motoristas estacionam, constantemente, em vagas destinadas a pessoas com deficiência e por cima do piso tátil, que auxilia o deslocamento de pessoas com deficiência visual.
“A gente tem tido muito problema com veículos de usuários da academia que estacionam no piso tátil e principalmente nas vagas de deficientes. São duas vagas destinadas a deficiente, mas é praticamente impossível que eles utilizem porque sempre tem um ou dois carros parados nessas vagas, bloqueando o acesso das pessoas que realmente precisam. Já tentei entrar em contato com a academia algumas vezes e, infelizmente, esse problema não foi solucionado”, relata um morador.
Fotos cedidas à Itatiaia mostram um carro estacionado entre as duas vagas para deficientes, impossibilitando o estacionamento em ambas. Segundo o denunciante, é comum que este mesmo carro estacione neste lugar, mesmo quando o estacionamento está vazio. Outras imagens mostram diversos carros estacionados por cima do piso tátil.
Estacionar por cima da guia de piso tátil é considerado uma infração grave, com multa de R$127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já estacionar em vagas destinadas a idoso ou pessoa com deficiência, sem autorização é uma infração gravíssima possibilitando em multa de R$293,47, inclusão de sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo.
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que “serão agendadas ações de fiscalização de trânsito na região, que serão realizadas pela Unidade Integrada de Trânsito (GM e BHTRANS)” e que “para ocupação de vagas especiais, o veículo deve ter a credencial para este tipo de estacionamento no painel”.
Para denunciar o estacionamento irregular ou solicitar a fiscalização, o cidadão pode acionar o
A Itatiaia procurou a academia, que afirmou que a unidade possui “elevadores, plataformas e banheiro PCD, além de balcão de atendimento com acessibilidade” e que “está dentro de um condomínio comercial, que é responsável pela administração do estacionamento, que possui vagas demarcadas para PCDs”.