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Moradora de Belo Horizonte recebe conta de água de quase R$ 6 mil e reclama da Copasa

Moradora do bairro Paulo VI, região Nordeste de BH, diz que procurou Copasa, mas o problema não foi resolvido

Moradora enviou conta da Copasa de quase R$ 6 mil à Itatiaia

Já imaginou ter que arcar com um aumento de 10.000 % na conta de água sem ter aumentado o consumo? É exatamente a situação de uma moradora do bairro Paulo VI, região Nordeste de Belo Horizonte. Bruna dos Anjos paga, em média, R$ 60 de conta de água da Copasa, mas o valor subiu para R$ 5.867. Sem resposta da Copasa, ela procurou a Itatiaia para relatar o caso.

“A minha conta neste mês de junho veio R$ 5,8 mil. A média da minha conta é R$ 62, R$ 70, R$ 80, mas agora veio esse valor exorbitante. E foi no condomínio inteiro. E não é primeira vez. É a segunda vez que isso acontece”, diz Bruna.

Após procurar a Copasa para reclamar, Bruna diz que foi orientada a enviar fotos do hidrômetro para análise. Ele fez o envio das imagens, mas não teve retorno.

Resposta geral

Procurada pela Itatiaia para se posicionar sobre o caso de Sandra, a Copasa enviou uma nota sobre valores exorbitantes de contas. A empresa destacou que realiza leituras em quase 1,6 milhão de imóveis por mês. “Numa atuação dessa magnitude, pode haver ocorrências pontuais, que são imediatamente tratadas pela Companhia”, diz trecho da nota.

“De forma proativa, o Sistema Integrado Comercial é dotado de mecanismos de verificação automática do consumo e, nos casos em que a leitura estiverem fora dos parâmetros esperados, essa fatura é retida e iniciado procedimento de checagem da anomalia. Posteriormente, a fatura revisada é entregue no imóvel do cliente”, diz o texto. No entanto, tal situação não foi verificada por Bruna.

Conforme a Copasa, ‘muitas vezes, esta alteração decorre de alguma mudança no perfil de consumo do cliente (ex: Festas de Final de Ano, Carnaval, picos de calor, etc.). Em outras situações, pode ser algum vazamento interno oculto ou mesmo um período de consumo (entre leituras) maior. E, como na Região Metropolitana mais de 80% dos padrões de água se situam dentro dos imóveis, pode acontecer algum caso decorrente da dificuldade de execução de leitura em mês(es) anterior(es)’, diz.

A Companhia reforça que, nestes e em outros casos, sempre que houver uma situação em que o cliente entenda ter ocorrido algum engano, ele deve entrar em contato com a empresa por meios dos canais de relacionamento: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.