Ouvindo...

Dia de Santo Antônio: saiba mais sobre o santo ‘casamenteiro’ e simpatias para arrumar uma companhia

Dia 13 de junho é voltado para as comemorações do santo católico que inspira casais pelo Brasil; Minas Gerais terá programação especial

Dia 13 de junho é voltado para as comemorações do santo católico que inspira casais pelo Brasil

Passado o Dia dos Namorados é chegado o Dia de Santo Antônio, celebrado nesta terça-feira (13), ou santo casamenteiro como é popularmente conhecido no Brasil. A data é para lembrar o dia da morte do santo. Para a igreja católica é tempo de celebração e para os fiéis, que ainda têm esperança de encontrar uma companhia, é momento de fazer simpatias e renovar a fé no santo.

“Hoje é dia do nosso querido Santo Antônio, nosso querido padroeiro, o Santo Antônio de Lisboa, o Santo Antônio de Pádua, o Santo Antônio do mundo inteiro”, comemora frei Adilson Correia da Silva, pároco da paróquia de Santo Antônio, da Savassi, em Belo Horizonte.

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da festa junina, assim como o Dia de São João e o Dia de São Pedro. Esse santo tão popular no Brasil é de origem portuguesa e morreu na Itália, em Pádova. O frei Adilson relembra a história do santo católico que tem origem com os padres franciscanos.

“Desde o início do Brasil os freis estiveram presentes aqui. A primeira missa celebrada foi por um frade franciscano. Então, os frades se espalharam por todo o país e junto com os frades portugueses veio a devoção a Santo Antônio, este homem muito inteligente, um grande teólogo e ao mesmo tempo muito simples, muito caridoso e de muita oração. Temos muito o que aprender com Santo Antônio que ajudou a unir os corações de jovens, casais de classes diferentes.”

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195 e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Ele foi um frade agostiniano e, mais tarde, entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Milagres

Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, ele foi a cidade de Rimini evangelizar os hereges. Como não foi ouvido, passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d'água.

O segundo milagre aconteceu quando Santo Antônio fez um burro de ajoelhar reconhecendo o sacramento.

“Quando fez um sermão sobre a presença de Cristo na eucaristia, um homem, dono de um burro de carga, não acreditou no santo que desafiou o homem pedindo para levasse o animal até o altar. Quando Santo Antônio mostrou a hóstia, o animal imediatamente se ajoelhou, fazendo uma reverência ao sacramento.”

Simpatias

Dono há 48 anos de uma loja de velas e artigos religiosos, no Mercado Central em Belo Horizonte, Evandro de Oliveira Alves detalha os itens mais procurados por quem acredita nas simpatias do santo casamenteiro.

“Pessoal procura muito o Santo Antônio para fazer a simpatia e também procuram vela união pra acender no pratinho com um pouquinho de mel e canela para união das pessoas que querem se casar e querem ficar juntas.”

Funcionária de outra loja do Mercado, Eliana Silva explica que é possível reforçar a simpatia com alguns outros elementos.

“Tem cravo, canela, rosa vermelhas usados para fazer a simpatia. Se acreditar e tiver fé acontece. O certo é fazer o banho.”

Por outro lado, há aquelas pessoas que já fizeram simpatias para o santo mas, segundo elas, o sonho de arrumar uma companhia após ficar viúva não se realizou.

“Já coloquei ele de cabeça pra baixo umas três vezes, mas não teve jeito. Ele tá de mal comigo, nunca fez nenhum milagre. Tô de azar mesmo no amor”, revela a viúva Marilene Costa Silva.

Comemorações

Junho é um mês de comemorações no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará na Grande BH, quando fiéis, peregrinos e visitantes de diversas regiões de Minas e do país celebram o dia do Padroeiro.

Santo Antônio de Pádua é o Santo da Igreja, que em vida, mais realizou milagres e conta com grande devoção dos brasileiros. O Santuário Arquidiocesano realiza a oração da Trezena dedicada ao Santo, entre os dias 31 de maio, quarta-feira, e 12 de junho, às 19h30.

No dia 13 de junho, serão celebradas missas às 8h, 10h, 11h, 15h e 19h30 no Santuário Arquidiocesano. Às 16h haverá procissão com a imagem de Santo Antônio.

Acompanhe a programação completa da Trezena e Festa do Padroeiro, em Sabará, e nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.