Ouvindo...

Pai tenta matar filha de três anos de fome, mas é solto na audiência de custódia

A criança está internada e sofre por sequelas físicas após passar 40 dias sem se alimentar; Ministério Público solicitou prisão preventiva do pai

Criança está internada sem previsão de alta na Santa Casa de Rio Claro, em São Paulo

Uma criança de três anos foi resgatada pelo Conselho Tutelar após ficar 40 dias sem comer, no interior de São Paulo. Segundo a denúncia, a menina morava com o pai, de 36 anos, que deixou de alimentá-la propositalmente, para que ela morresse de fome.

A vítima está internada na Santa Casa de Rio Claro e sofre sequelas da falta de alimentação, como dificuldades para falar, sentar e andar. Ela foi diagnosticada com desnutrição marasmática aguda, causada por falta de nutrientes.

O pai da criança foi preso por maus-tratos na última sexta-feira (2), mas foi solto depois da audiência de custódia. O Ministério Público de São Paulo recorreu à decisão e solicitou a prisão preventiva do homem.

O suspeito afirmou que a mãe da menina morreu depois do parto e que tanto ele quanto ela estavam sem comer há 40 dias. Aos guardas civis, o homem confessou que pretendia fazer com que ele e a filha morressem de fome.

O promotor Cássio Sartori, que entrou com o recurso de soltura, afirmou que o caso se trata de uma tentativa de homicídio, uma vez que era o dever do pai alimentar a própria filha e evitar a sua morte.

Além disso, o MPSP alega que o pai impedia que a aproximação da filha com a avó, que oferecia ajuda financeira e de alimentos. Em outras situações, Oficiais de Justiça já haviam tentado entrar no apartamento, mas foram impedidos pelo suspeito.

O inventário de bens deixados pela mãe também foi usado no recurso, já que o promotor argumenta que teriam recursos suficientes para alimentar a filha.

A criança continua internada na enfermaria da Santa Casa e não tem previsão de alta.