Ouvindo...

Mulheres empreendedoras: da carteira assinada ao sonho do negócio próprio

Série “Mudar para empreender” discute os desafios, caminhos e incertezas de mulheres que empreendem depois de anos de trabalho formal

Carol Mesquista, empreendedora

Se empreender já é um desafio grande pra qualquer um, imagine fazer isso depois de décadas de trabalho formal, com carteira assinada.

Sendo mulher, com mais responsabilidades no cuidado da casa e dos filhos, é ainda mais desafiador. O Jornal da Itatiaia discutiu, em duas reportagens especiais da série “Mudar para empreender”, os desafios, caminhos e incertezas de quem está nessa realidade.

Duas histórias, duas mulheres, duas mães, duas pessoas ligadas à gastronomia. Até a idade é a mesma: 45 anos.

A primeira história é de Cris Marques. Depois de 22 anos atuando na área comercial de uma empresa de telecomunicações, Cris decidiu largar tudo e fazer a transição de carreia - de empregada para empresária.

A segunda história é de Carol Mesquita, bacharel em direito e professora. Carol tem 45 anos e conta com a irmã Bárbara, de 25, como sócia. Como a maioria dos empreendimentos, nasceu na cozinha de casa e agora tem lugar próprio, no charmoso bairro Santa Tereza, leste de BH.

Ouça os dois episódios da série abaixo:

  • Episódio 1: Cris Marques e o momento de decidir e planejar a saída da carteira assinada para empreender.

  • Episódio 2: Carol Mesquita, os diferenciais do negócio e a importância de sempre sonhar.

  • Série de reportagens veiculada no Jornal da Itatiaia 1ª edição dos dias 27/05/2023 e 28/05/2023.

    • Produção e edição: João Felipe Lolli

    • Sonorização Thiago Castro

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.