Belo Horizonte registrou o mês de maio mais seco dos últimos 7 anos. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia divulgados pelo Climatempo nesta quinta-feira (1º) mostram que o acumulado de chuva na capital mineira nos últimos 30 dias ficou bem abaixo da média.
De acordo com os dados, BH teve um acumulado de 0,4 milímetros de chuva em maio de 2023, volume muito menor do que o registrado em maio de 2022 (57,3 milímetros) e também menor do que a média para o período, que é de pouco menos de 30 milímetros. Esse foi o pior resultado desde maio de 2016, quando a capital fechou o mês com nenhuma chuva.
Lizandro Gemiacki, meteorologista do Inmet, explica que o resultado não surpreende, já que o período entre maio e agosto é de pouca ou nenhuma chuva. Ele ressalta que, nesses últimos sete anos, o acumulado de chuva só ficou acima dos 21 milímetros em três momentos: 2019, 2020 e 2022.
“Em setembro já começa a mudar as circulações de ar e isso favorece as pancadas de chuva, mas só mais pro fim do mês. Setembro ainda é considerado um mês seco.”
Claudemir Azevedo, que também é meteorologista do Inmet, revela que a temperatura média mínima em maio foi de 17º C, enquanto a máxima chegou a 26°C.
Previsão do tempo para Belo Horizonte
Segundo o Inmet, a capital mineira deve ter tempo nublado entre quinta (1º) e sexta-feira (2). A temperatura varia entre 15° C e 26°C. Já no fim de semana, o céu terá poucas nuvens e a temperatura segue no mesmo patamar, entre 11º C e 25° C.
Como me proteger em períodos de tempo seco?
Em junho, a expectativa é que a capital mineira não receba chuvas muito significativas. Por isso, é preciso tomar algumas precauções para proteger a sua saúde. Confira agora X dicas para você se proteger nos períodos de tempo seco em Belo Horizonte.
Mantenha-se hidratado: o ideal é beber 35ml de água por dia para cada kg do corpo;
Alimente-se bem: evite alimentos com muito sal e temperos, que favorecem a retenção de líquido, e dê preferência a frutas e verduras;
Cuidado com o sol: em dias de baixa umidade, evite contato direto com o sol e sempre use protetor solar;
Atenção com exercícios: em dias de clima seco, tente praticar exercícios físicos no início da manhã ou no fim da tarde;
Cuidado com sua saúde respiratória: o soro fisiológico pode reduzir o risco de doenças respiratórias;
Hidrate a pele: não deixe sua pele ficar ressecada, então hidrate-a com frequência e evite banhos quentes;