A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma competição anual que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos nessa área entre os estudantes das escolas públicas do Brasil. A 18ª edição da competição começa nesta terça-feira (30) e soma mais de 18 milhões de estudantes fazendo a primeira etapa das provas.
Criada em 2005, a Obmep se tornou uma importante iniciativa para promover o ensino e o aprendizado da matemática. O evento é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Obmep é dividida em três níveis:
Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental;
Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental;
Nível 3, para estudantes do ensino médio.
A competição é composta por duas fases: a primeira fase, realizada em escolas de todo o país, e a segunda fase, que conta com os estudantes classificados na etapa anterior.
As provas têm duração de duas horas e trintas minutos, com 20 questões objetivas, e são corrigidas pelos professores da própria escola, de acordo com o gabarito fornecido pela Obmep.
Quando e onde conferir o resultado da primeira fase da Obmep?
A Obmep vai divulgar os alunos classificados para a segunda fase no dia 2 de agosto em seu site e em canais de comunicação destinados aos participantes. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de conferir suas respostas e verificar seu desempenho.
As informações sobre locais e as datas das provas serão disponibilizadas pela coordenação da Obmep na página oficial no dia 31 de agosto.
Quando sai o gabarito final da Obmep?
De acordo com Obmep, a lista dos premiados será divulgada na página da OBMEP, no dia 20 de dezembro. Confira como será a distribuição dos prêmios:
1) Medalhas de ouro nacional: são entregues em uma cerimônia nacional de premiação organizada pela Coordenação Geral da OBMEP.
2) Medalhas de ouro regional: são entregues pela Coordenação Regional da OBMEP.
3) Medalhas de prata e bronze nacional e regional: são entregues pela Coordenação Regional da OBMEP.
4) Certificados de menção honrosa: são enviados pelos correios para cada escola com aluno premiado (são enviados na caixa do material de provas da 1ª Fase no ano subsequente à realização da edição) e estão disponíveis nas páginas das escolas inscritas na edição seguinte
Ao todo, mais de 50 mil alunos serão premiados com medalhas e certificados de menção honrosa.
500 (quinhentos) alunos de escolas públicas e 75 (setenta e cinco) alunos de escolas privadas com medalhas de ouro;
1.500 (mil e quinhentos) alunos de escolas públicas e 225 (duzentos e vinte e cinco) alunos de escolas privadas com medalhas de prata;
4.500 (quatro mil e quinhentos) alunos de escolas públicas e 675 (seiscentos e setenta e cinco) alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.
Até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) alunos de escolas públicas e 5.700 (cinco mil e setecentos) alunos de escolas privadas com Certificados de menção honrosa.
Quando será a cerimônia de premiação da Obmep?
A cerimônia de premiação da Obmep é um momento especial em que são reconhecidos e homenageados os estudantes que obtiveram destaque nas fases da competição. Essa cerimônia ocorre geralmente alguns meses após a realização das provas da segunda fase. Até o momento, a data da celebração ainda não foi divulgada.
Nela, os melhores classificados recebem medalhas de ouro, prata ou bronze, além de menções honrosas, de acordo com o desempenho alcançado. A premiação também contempla professores, escolas e secretarias de educação que se destacam no incentivo à participação dos alunos.