Ao longo dos próximos meses, os frequentadores dos restaurantes populares de Belo Horizonte vão notar uma oferta maior de pratos quentes que ajudam a trazer uma sensação de aconchego maior nesta época de baixas temperaturas.
No café da manhã, por exemplo, tem novidade: mingau de fubá com raspas de limão e mingau de maisena com calda de maçã. Para o almoço, os restaurantes populares trazem no cardápio: vaca atolada, purê de legumes e feijoada mineira que deixa muita gente com água na boca neste friozinho. Os pratos do jantar seguem a mesma tendência de valorizar comidas quentes.
“Caldos de moranga, caldos de batata, sopas de macarrão, caldos de feijão, pirão de carne e creme de legumes no geral”, detalha a nutricionista e coordenadora do restaurante popular I, no Centro de BH, Ângela Silva.
A nutricionista também explica que a mudança no cardápio durante o frio também é uma forma de acolher as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
“Com refeições bem quentinhas tornam-se uma ótima pedida para aquecer o público nos dias de inverno, além de contribuir para a garantia da segurança alimenta, principalmente, da população em situação de rua — que mais sofre eh nesse período”, disse.
Parte das unidades dos restaurantes populares de Belo Horizonte tem refeições nos seguintes preços:
— Café da manhã: E$ 0,75
— Almoço: R$ 3
— Jantar: R$ 1,50
Vale ressaltar algumas unidades abrem apenas para o almoço. Segundo a PBH, usuários cadastrados no Bolsa Família tem desconto de 50% mediante a apresentação do cartão do benefício e documento de identidade. P essoas em situação de rua inscritas no cadastro único tem direito a gratuidade em todas as refeições servidas no restaurante popular.