Vergonha, tristeza e revolta. Esses são sentimentos dos moradores do bairro Barcelona, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana. Isso porque quem mora nas imediações denuncia a falta de água constante na região. Quem mora no bairro relata que tem que acordar 2h da madrugada — horário que a torneira começa a pingar — para encher os baldes, galões e caixas d'água improvisada.
“A gente tem que acordar às 2h para reservar água. Já ficamos três meses sem água. Quando fica assim, os moradores se unem para compartilhar um com o outro para sobreviver. A situação complicada”, denunciou o pedreiro Itamar Gomes da Silva, de 48 anos.
Ele ainda ressalta que, devido à falta de saneamento, o aparecimento de doenças é comum. “Muitas pessoas do bairro adoecem. O esgoto aberto põe em risco criança e animais”, completou.
Conforme o Instituto Trata Brasil, com base nos dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, atualmente, a cidade de Ribeirão das Neves tem quase 20% da população sem água tratada. Isso corresponde a mais de 65 mil pessoas, ou seja, o Mineirão, na Pampulha, mais que lotado.
O eletricista Walbert Olegário Soares também é morador do bairro Barcelona e fala do perrengue quer ficar sem água em casa. “É constante. Na hora que a gente mais precisa da água, tem que guardar de madrugada para reservar uma água, para poder fazer uma comida, ou poder lavar roupa”, disse.
O que diz a Copasa
Em nota a imprensa, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) afirmou que o loteamento do bairro Barcelona Ribeirão das Neves foi lançado na década de 90 e que as obras de infraestrutura não foram concluídas pelo empreendedor.
A companhia também afirmou que já possui obras previstas para os próximos anos que irão possibilitar o atendimento aos índices de saneamento.
A companhia ainda encerra a nota dizendo que não tem conhecimento dos critérios utilizados no cálculo dos números divulgados pelo Instituto Trata Brasil e, dessa forma, não tem como questioná-los.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves foi procurada pela Itatiaia e ainda não se posicionou.