Em menos de 12 horas, três adolescentes vítimas de exploração sexual foram resgatadas de casas de prostituição em Minas Gerais. As operações realizadas nesta quinta-feira (18) marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Em Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba, a Polícia Civil fechou uma casa de prostituição que abrigava adolescentes vítimas de exploração sexual durante a operação Caminhos Seguros. Ao chegarem no local, os agentes encontraram uma jovem de 17 anos que se prostituía no local. O responsável pelo estabelecimento foi preso e encaminhado para o sistema prisional, enquanto a jovem foi levada para o Conselho Tutelar da cidade, que vai oferecer apoio psicológico, social e jurídico a adolescente.
A operação também esteve em Carmo do Paranaíba, também na região do Alto Paranaíba. Uma adolescente de 16 anos era explorada sexualmente pela dona de uma casa de prostituição. Aos investigadores, a jovem relatou que fazia programas sexuais desde os 15 anos. A responsável pelo local, uma mulher de 23 anos, foi presa em flagrante pro favorecer a prostituição infantil.
A Polícia Militar também esteve presente nas ações desta quinta (18). Os militares estiveram em uma boate que fica em uma rodovia entre Boa Esperança e Três Pontas. No local, encontraram uma adolescente de 17 anos. Ela disse aos militares que fazia programas sexuais e era impedida de sair do local pelos donos, já que ela teria contraído uma dívida com eles.
O gerente da boate, de 28 anos, foi preso, e a Polícia Militar tenta localizar o outro proprietário da boate. A jovem foi levada pelo Conselho Tutelar de Boa Esperança para a casa da mãe dela, no Sul de Minas.
Caminhos Seguros
Mais de 2 mil profissionais participaram da Operação Caminhos Seguros, que começou no dia 2 de maio, mas teve seu “Dia D” nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A equipe fiscalizou 1.500 pontos que seriam locais de prostituição, instaurou 164 inquéritos e prendeu 52 pessoas suspeitas desses crimes.