A prefeitura de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública, devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya. Até a última sexta-feira (12), a cidade registrou 410 casos prováveis de dengue e uma morte confirmada, além de 16 casos confirmados de chikungunya.
“Assim como em diversos municípios, Pedro Leopoldo se encontra com elevados índices de casos de Dengue e Chikungunya, mesmo com inúmeras ações realizadas pela Prefeitura para combater as arboviroses. Sendo assim, ficou decretada situação de emergência em saúde pública por 120 dias. O objetivo é que processos referentes à questão ocorram em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades municipais e, ainda, trazer flexibilidade administrativa para as ações necessárias ao combate”, afirma a prefeitura por meio de nota.
Para evitar o aumento de casos, a prefeitura também anunciou mutirões, fiscalização de possíveis focos, campanhas de conscientização, inspeção de agentes em residências, recolhimento de entulhos e limpeza diária de todas as ruas da cidade.