Ouvindo...

Vacina da UFMG contra a Covid-19 é finalista de prêmio de inovação

Caso ganhem o prêmio, pesquisadores planejam investir valor no desenvolvimento de vacinas contra a doença de Chagas e Zika

Vacina da UFMG contra a Covis-19 já está em fase de testes clínicos

A vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das finalistas do Prêmio Euro, iniciativa que reconhece grandes inovações da área médica. Esse imunizante é um dos poucos que estimulam a imunidade celular contra partes do vírus que não variam muito.

De acordo com o professor Helton da Costa Santiago, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a indicação ao prêmio é um importante reconhecimento pelo trabalho realizado.

Segundo ele, a tecnologia da vacina é inovadora, pois a técnica não é comumente utilizada pela indústria farmacêutica. “Concebemos uma vacina desde o seu conceito molecular e imunológico, buscando uma estratégia pouco visada pela indústria farmacêutica, que é a de induzir imunidade celular. Essa estratégia tem a vantagem de ajudar na defesa contra todas as variantes do vírus”, explica.

A técnica da SpiN-TEC poderá ser aplicada para o desenvolvimento de outros imunizantes. O professor conta que os estudos já estão na fase de testes clínicos. Por isso, caso a vacina ganhe o prêmio, o valor será investido no desenvolvimento de outros imunizantes, como contra a doença de Chagas e Zika.

Para votar no prêmio, é necessário ser médico com registro em um dos países com participação da farmacêutica financiadora da premiação. Clique aqui para votar.

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia mais

Vacina da UFMG contra crack e cocaína é finalista de prêmio

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.