Ouvindo...

Saiba como pedir medicamento da Farmácia de Minas na UAI da Praça Sete

O secretário de saúde do estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, explica a mudança que ocorre a partri desta segunda-feira (8)

Solicitação de medicamentos deve ser feita na UAI da Praça Sete

A partir desta segunda-feira (8), a abertura de processo para solicitar medicamentos da Farmácia Minas será realizada exclusivamente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. O atendimento na UAI deve ser agendado pela internet, nos canais oficiais do Governo de Minas ou pelo aplicativo MG App.

A sede da Farmácia de Minas, no bairro Carlos Prates, Região Centro-Sul da capital, continua aberta para a retirada de medicamentos já aprovadas. O local atende uma média de 2 mil pessoas por dia, segundo o Governo de Minas, e 10% desse público procura o local para abrir o processo de solicitação das medicações, o equivalente a 200 pessoas - parcela que agora deve agendar o atendimento na UAI Praça Sete.

“As UAIs são preparadas para o atendimento ao cidadão. Então, a gente concentra aqui o atendimento inicial, e nos ajuda também lá na unidade Carlos Prates, liberando doze guichês para que a gente atenda mais rapidamente e agende mais pessoas para retirada dos medicamentos, que continua acontecendo lá no Carlos Prates. É a primeira UAI do estado que faz isso, mas logo iremos expandir para todo o estado de Minas Gerais”, explica o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno, continuam sendo oferecidos na unidade Carlos Prates. Também não haverá mudanças relacionadas aos atendimentos nas unidades da Farmácia de Minas das Regionais de Saúde do interior de Minas Gerais.

“Quem ainda está na fase inicial e ainda não tem autorização para receber esse medicamento, deve agendar no MG APP, que é o aplicativo, ou no site do governo de Minas Gerais, e a partir daí ela traz para o UAI Praça Sete essa documentação completa para ela ter direito. Tendo direito, ela vai receber um comunicado para pegar o medicamento na unidade Carlos Prates, mediante agendamento”, completa o secretário.

A mudança vai contemplar os usuários dos 39 municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Como solicitar um medicamento?
  1. O usuário deve agendar o atendimento na UAI Praça Sete pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App. Ao comparecer, os documentos devem ser levados devidamente preenchidos.

  2. O protocolo de abertura de processo será entregue para o usuário durante o atendimento. Por meio dele, a situação poderá ser acompanhada pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

  3. O prazo para o deferimento do processo é de até 45 dias. Após autorizado, usuário deve conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas.

Entrevista feita pelo repórter João Felipe Lolli e informações de Fernanda Rodrigues

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.