Ouvindo...

Homem que matou irmão a machadada perde direito a receber herança; entenda

Pedido de exclusão foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais; homem matou irmão em disputa pela casa deixada pela mãe

Juizado Especial de Ipatinga

Um homem que matou o irmão a machadadas em Ipatinga, na região do Vale do Aço, em 2020, foi excluído pela Justiça do direito a receber herança, deixada com a morte da mãe. O pedido de exclusão foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Ipatinga. Com base na condenação, o assassino foi excluído da linha sucessória.

Condenado, em 2022, a mais de 17 anos de reclusão, o homem que está preso, matou o irmão a golpes de machado em uma disputa pela casa deixada de herança. Após a morte da mãe, em 2020, os dois irmãos que morava com ela, tiveram brigas constantes em relação ao imóvel, o que culminou com o crime em julho de 2020, conforme informações do MP.

De acordo com Ação de Exclusão de Herdeiro por Ato de Indignidade, o assassinato foi “praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, posto que o criminoso abordou o irmão no quarto, de surpresa, enquanto dormia, desferindo contra ele dois golpes na cabeça e, posteriormente, com um pedaço de pau, desconfigurou a sua face, inibindo qualquer chance de reação”.

O que diz a lei

Ao tratar de herança, o Código Civil Brasileiro afirma que “são excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários: que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022