No feriado do Dia do Trabalhador (1° de maio) não haverá coleta de lixo em Belo Horizonte. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) alerta que, nesse dia, é necessário manter os resíduos domiciliares ou do comércio bem acondicionados, em local seguro, para evitar sujeira e proliferação de animais.
A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana, Erika Santos Resende, explica que isso ocorre poucas vezes no ano, mas traz repercussões para a cidade. “Essa parceria com a população é fundamental para o resultado que buscamos, que é o de manter os espaços públicos limpos e seguros, afinal o lixo que produzimos diariamente é de nossa responsabilidade até que seja coletado pelo poder público”, orienta.
Na segunda-feira (1°), uma região que possui coleta alternada noturna, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, receberá o recolhimento de lixo nesta sexta-feira (28) e, depois, somente na noite da próxima quarta-feira (3).
A SLU lembra que restaurantes ou outros estabelecimentos comerciais que encerram as atividades muito antes do horário de coleta devem se programar para não colocar os sacos de lixo no passeio muito cedo, mesmo em dias normais de recolhimento.
“Isso porque obstáculos na calçada podem oferecer riscos a todo tipo de pedestre, principalmente a idosos e deficientes físicos ou visuais. Além disso, lixo fora do dia e do horário pode gerar autuação e multa para os responsáveis pelo descuido”, alerta prefeitura.
Erika Resende salienta que os garis merecem descanso e que, para essa folga acontecer sem contratempos para o serviço de limpeza, a população que tanto admira e respeita esses profissionais precisa fazer sua parte.
“Fiquem atentos aos noticiários, ao portal e às redes sociais da Prefeitura e, assim, será fácil se informar sobre quando a coleta de resíduos irá sofrer essa pausa momentânea.”
Para mais detalhes sobre a coleta de lixo na capital