Ouvindo...

Vacina da meningite: população de BH enfrenta grandes filas nos postos de saúde

Ouvintes alegam que enfrentam filas de cerca de uma hora nos postos da capital mineira

A vacina contra a meningite está disponível nos postos de BH até dia 28 de abril

A Itatiaia recebeu diversas denúncias de grandes filas para vacinação contra meningite em Belo Horizonte. Segundo os relatos, os cidadãos estão enfrentando fila de cerca de uma hora para se vacinar no posto de saúde Oswaldo Cruz, no Barro Preto, e no Pronto Atendimento Médico Sagrada Família.

O público que está no local também conta que a gerência do posto Oswaldo Cruz está exigindo um cadastro no posto de saúde para receber a vacina.

“Depois de meia hora na fila a gente foi informado que tinha que fazer uma uma atualização de prontuário ou criação de prontuário, sendo que já vacinei outras vezes aqui nesse posto. Então, uma falta de informação fez a gente atrasar mais trinta minutos [...] pra tomar uma vacina demoramos uma hora e meia, mais ou menos”, disse o cidadão.

Também há registro de fila longa no Centro de Saúde Copacabana, onde os moradores esperam, também, por cerca de uma hora na fila.

Prefeitura de BH

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte alega que, por conta da grande procura, faltas pontuais podem ocorrer. O órgão também assegurou que nenhum cadastro é necessário para tomar a vacina.

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a aplicação da vacina contra a meningite C está disponível para toda população até o dia 28 de abril. Devido à grande procura, faltas pontuais podem ocorrer e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para recompor o estoque no menor tempo possível”, disse a Prefeitura.

“Cabe ressaltar que a distribuição das doses aos 152 centros de saúde é feita de forma regular e o quantitativo varia de acordo com a demanda de cada unidade. Não há necessidade de realizar nenhum cadastro para receber a imunização. Os trabalhadores da unidade serão reorientados”, completou.

A população BH tem até a próxima sexta (28) para tomar a vacina

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.