Motoristas da empresa Saritur fazem nova paralisação de ônibus no começo da manhã desta terça-feira (25). Conforme ouvintes da Itatiaia, o movimento está concentrado na garagem do bairro Durval de Barros, no limite entre Contagem e Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. É a terceira vez que os trabalhadores cruzam os braços nos últimos dias.
As linhas de ônibus da Saritur atendem moradores de Contagem, Belo Horizonte e Ibirité. Pelos menos 15 linhas são afetadas pela paralisação.
Fotos e vídeos enviados à Itatiaia mostram trabalhadores na porta da garagem e passageiros nos pontos do ônibus da região.
Os motoristas pedem pagamento em dia, atualização do Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), ticket, regularização do adiantamento, pagamento de férias e divulgação das escalas com antecedência.
A Itatiaia tenta contato com representantes da empresa.
Sintram
Em nota, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) destaca lamentar a paralisação de alguns profissionais e informa que “considera o movimento totalmente ilegal, com claros objetivos de alguns integrantes, de ganhar destaque na mídia para favorecimento em uma disputa interna de poder, no sindicato da categoria”.
“A entidade esclarece que todos os itens dos acordos firmados, em ata de reunião, entre a empresa e o sindicato da categoria estão sendo cumpridos, tanto que este movimento não conta com apoio do sindicato. Em face deste cenário, a empresa já encaminhou ofício a Justiça para reparação de perdas e danos causados com a paralisação de hoje, que considera ilegal”.