Ouvindo...

Escolar volta a transportar alunas da zona rural de Crucilândia (MG) e mãe comemora: “graças a Deus”

Após denúncia realizada pela Itatiaia, Ministério Público entrou com ação pública para garantir ônibus para estudantes do povoado de Santa Fé

Crianças ficaram quase 20 dias sem transporte entre casa e escola

Após quase 20 dias sem contar com o transporte escolar, a faxineira Viviane Maria de Jesus comemorou o retorno do ônibus que leva as filhas do povoado de Santa Fé até a escola em que estudam no Centro de Crucilândia, a 105 km de Belo Horizonte.

O “sumiço” do escolar foi denunciado pela mulher à Itatiaia no dia 14 de abril. Nesta segunda-feira (24), Viviane informou que o escolar voltou a buscar suas filhas e aproveitou para agradecer a Itatiaia: “O escolar voltou a buscar minhas filhas, graças a Deus. Muito obrigada pela atenção que vocês me deram”.

Segundo a faxineira, a prefeitura deixou de buscar as filhas, de 9 e 15 anos, após ela registrar uma reclamação sobre as condições da estrada. Viviane afirma ter alertado a prefeitura de que as manilhas de um trecho da estrada estavam frágeis. Poucos dias depois, a manilha não suportou o peso e o micro-ônibus caiu em um buraco. Desde então, o escolar não passou mais pelo trecho, deixando as duas meninas sem transporte para a escola.

De acordo com a faxineira, mesmo após o problema na estrada ser solucionado, o escolar não voltou a buscar as filhas. “A secretária de Educação falou comigo no dia 10 de abril que, como eu registrei que ela não buscava as meninas, ela ia aguardar a resposta do Ministério Público”, esclareceu Viviane à época.

MP entra no caso

O Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra o município citando não só o caso das duas filhas de Viviane, mas de outra criança moradora da zona rural de Crucilândia. Na última quinta-feira (20), a Justiça deferiu o pedido liminar para que o transporte escolar retornasse ao normal.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Crucilândia e aguarda retorno.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.