O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (20), um novo edital para 432 km de rodovias que cortam o Estado. As vias ficam entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, no Sul de Minas. A obra deve contemplar 22 cidades. O leilão está agendado para 25 de maio de 2023, na Bolsa de Valores (B3) de São Paulo.
O lote demandará investimentos estimados em R$ 2,6 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), R$ 1,3 bilhão será aplicado nos oito primeiros anos - incluindo trechos de duplicação e de terceiras faixas.
O vencedor do leilão deverá realizar a duplicação de trecho de aproximadamente 8 km da MGC-491, entre Varginha e Três Corações, a implantação de cerca de 30 km de faixas adicionais e de 236 km de acostamentos, além da execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias.
“A concessionária também ficará responsável pelos serviços de operação ao usuário com atendimento médico de emergência, guincho e apreensão de animais, além da manutenção e conservação dos trechos ao longo dos 30 anos de contrato”, informou a pasta.
O edital do lote 3 (Varginha-Furnas) foi lançado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).