O presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Raul Lycurgo Leite, defendeu a aprovação de um subsídio para conter o valor das passagens de ônibus na capital mineira. O posicionamento ocorre
Em entrevista ao programa Plantão da Cidade, Leite ressaltou que as passagens não eram reajustadas desde 2018, contrariando o contrato, que define um reajuste anual com base na inflação. O representante das empresas explica que não é possível arcar com os custos da operação do transporte sem a correção da tarifa.
“Um ônibus custava R$ 350 mil em 2018, agora já é no mínimo R$ 760 mil. Todos os custos aumentaram e as tarifas ficaram congeladas.”
Leite explica que, apesar da passagem passar de R$ 4,50 para R$ 6, a tarifa média do transporte público em BH é de cerca de R$ 3,20 (levando em conta as gratuidades e benefícios). Com os 23 milhões de passageiros mensais, as passagens de ônibus geram um faturamento de R$ 72 milhões que, segundo ele, só são suficientes para custear combustível e salário dos trabalhadores.
“Gastamos R$ 30 milhões com diesel, sobrando R$ 43 milhões que são quase todos usados com mão de obra. Como vamos comprar ônibus, consertar os veículos depredados, renovar frota, fazer manutenção?”
Subsídio e nova lei
O representante das empresas de ônibus aproveitou a entrevista para defender a lei sancionada em março pelo prefeito Fuad Noman (PSD). O
“No horário de pico os ônibus ficam parados em fila indiana, porque boa parte das vias não tem preferência. Não adianta botar mais veículos para eles ficarem parados.”
Leite esclareceu que o subsídio defendido pelas empresas não é uma ajuda financeira para as empresas, mas sim um auxílio tarifa para os moradores da capital mineira. Ele ainda disse que não é correto
“Não dá para comparar Brasília e São Paulo com BH, essas duas cidades pagam subsídios bilionários para que a passagem seja mais barata. Com esses R$ 500 milhões de auxílio, a prefeitura tá dizendo ‘vou aportar para manter a tarifa mais baixa’.