A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa a vacinar, nesta quarta-feira (19), os professores da capital contra a gripe. Estão contemplados todos os professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada.
Para a aplicação da dose é necessária a apresentação de documento que comprove a vinculação ativa como docente.
A vacinação contra a gripe ocorre nos 152 Centros de Saúde da capital, em quatro postos extras e nas lojas da Drogaria Araujo e Droga Clara. A lista com os endereços dos locais e horários de vacinação está disponível no site da prefeitura.
Além dos professores, já podem se vacinar também a população acamada e residente nas instituições de longa permanência, que recebem a vacina contra a gripe em suas residências; as crianças de 6 meses a 5 anos, que devem ser vacinadas somente nos centros de saúde; os idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas, trabalhadores da área de saúde; e pessoas com comorbidades.
Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para receber a vacina contra a gripe devem ser convocados ao longo das próximas semanas. A campanha vai até 31 de maio.
A vacinação contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três cepas do vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).
Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha