Quem for curtir o feriado na cidade histórica de Tiradentes, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, terá a opção de fazer o tradicional passeio de Maria Fumaça no período noturno. A novidade foi anunciada pela VIL, companhia que opera terminais, ferrovias e portos.
O trem noturno temático é uma homenagem ao Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, e lembrar a Inconfidência Mineira – movimento contra a Coroa portuguesa que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789
Conforme a VLI, uma viagem partirá às 18h de São João del-Rei em direção ao terminal de Tiradentes e fará o percurso inverso às 19h.
A atração faz parte de uma programação especial desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e o Conselho de Turismo (Comtur) deste município. De acordo com a supervisora do Trem Turístico da VLI, Cibelle Oliveira, entre as iniciativas está a apresentação do grupo de teatro Balbúrdia com a peça: “Os Autos da Devassa: A Inconfidência Mineira como nunca foi contada”, na Estação da Maria Fumaça em São João del-Rei, às 17h do dia 21 de abril.
“Este é um feriado bem significativo para a região e, como a Maria Fumaça sempre atrai turistas de todo o país e do mundo, ela circulará com um quadro de horários ampliado durante todo o feriado de Tiradentes. Serão 16 viagens para que os passageiros possam apreciar o passeio feito ao longo de 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX”, destaca Cibelle Oliveira.
Preço
A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico.
A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 140. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto.
Museu
O Museu Ferroviário, inaugurado em 28 de agosto de 1981, também estará aberto à visitação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.