Ouvindo...

Vacina contra gripe: prefeitura de Betim revela baixa adesão da população

De acordo com o levantamento, até a última sexta-feira (14) apenas 5.007 doses foram aplicadas – o público-alvo estimada é de 146.540 pessoas

Neste ano, todos os grupos prioritários estão sendo contemplados em etapa única, conforme decisão do Ministério da Saúde

A procura de moradores de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, por vacinas contra a gripe ainda está muito baixa, segundo informou a prefeitura do município em balanço parcial da campanha de vacinação. A meta do município é garantir a imunização de 95% da população, e a campanha começou há 14 dias.

De acordo com o levantamento, até a última sexta-feira (14) apenas 5.007 doses foram aplicadas – o público-alvo estimada é de 146.540 pessoas. O grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o momento é o das puérperas, com 6,09% das pessoas vacinadas, seguido dos idosos, com 5,28%.

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza segue até 31 de maio, e o imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel.

Neste ano, todos os grupos prioritários estão sendo contemplados em etapa única, conforme decisão do Ministério da Saúde.

Podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A cobertura vacinal entre crianças está em 1,74%; e somente 0,19% das pessoas com deficiências permanentes receberam o imunizante.

*Sob supervisão de Lara Alves

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.