Ouvindo...

Centros de saúde de BH atendem ‘uma UPA’ durante o Sábado de Aleluia; entenda

Unidades de bairro atenderam 319 pessoas no último sábado (8), o que equivale ao funcionamento de uma UPA durante 24 horas; veja a lista de centros de saúde abertos no fim de semana

Centros de saúde atenderam 1.331 pessoas nos últimos 4 sábados

Os cinco centros de saúde que abriram no Sábado de Aleluia (8) em Belo Horizonte atenderam 319 pessoas, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte. O número equivale ao funcionamento de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) durante 24 horas.

De acordo com a PBH, foram 213 adultos e 106 crianças atendidas. No atendimento pediátrico, quase 70% dos casos foram relacionados à doenças respiratórias, enquanto 9,4% eram suspeitas de dengue e 21,7% traziam outras queixas. Os problemas respiratórios foram a causa de 32,4% dos atendimentos entre os adultos, enquanto 29% dos pacientes se queixavam de suspeita de dengue e 5,16% apresentavam sintomas de chikungunya.

A Prefeitura de BH decidiu abrir centros de saúde aos sábados há pouco menos de um mês. Desde então, foram 1.113 pessoas atendidas, entre adultos e crianças. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência da PBH para a oferta de atendimentos seguros e de qualidade.

Atualmente são cinco centros de saúde abertos aos sábados, mas o número pode aumentar de acordo com a demanda. Os centros de saúde de BH que atualmente funcionam aos sábados são:

  • Regional Barreiro: Centro de Saúde Barreiro de Cima (Praça Modestino Sales Barbosa, 100, bairro Flávio Marques Lisboa);

  • Regional Nordeste: Centro de Saúde São Paulo (Rua Aiuruoca, 455, bairro São Paulo);

  • Regional Norte: Centro de Saúde Guarani (Rua Pacaembu, 160, bairro Guarani);

  • Regional Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha (Rua Senador Virgílio Távora, 157, bairro Santa Terezinha);

  • Regional Venda Nova: Centro de Saúde Rio Branco (Rua Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco).

Além dessas unidades, a capital mineira possui nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) com funcionamento 24 horas e atendimentos de saúde de complexidade intermediária. Confira a lista completa e os endereços das UPAs de Belo Horizonte no site da Prefeitura de BH.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.