Ouvindo...

Covid-19: Minas Gerais descartou, em um dia, lote com 260 mil vacinas que perderam a validade

Dados obtidos pela Itatiaia mostram que estado perdeu 271 mil doses entre 2021 e 2023. Infectologista lamenta descartes e fala do impacto das fake news na imunização

Estado descartou 271 mil imunizantes entre 2021 e 2023

Minas Gerais perdeu mais de 270 mil doses de vacinas contra a covid-19 entre 2021 e 2023. A informação foi obtida pela Itatiaia por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) e confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de MG.

Segundo a Central Estadual de Rede de Frio, responsável pelo armazenamento dos imunizantes, 271.425 doses de vacinas precisaram ser descartadas no período por terem perdido a validade, sendo a maioria delas fabricadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a AstraZeneca.

A maior perda foi registrada em 29 de outubro de 2022, quando 260.450 unidades perderam a validade no mesmo dia. Em 2023, já foram descartadas 9.460 doses, também da AstraZeneca.

Em nota, a Central Estadual de Rede de Frio informou que todas as vacinas foram adquiridas e repassadas aos estados pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes ficavam armazenados na Rede de Frio e as secretarias municipais de saúde eram responsáveis por buscar os lotes e aplicá-los na população.

O médico infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e ex-membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, lamentou a perda dos imunizantes e afirmou que o fato faz parte de um “problema sistêmico” que vai muito além das vacinas descartadas.

“O mais impactante é que, quando você joga vacinas fora, você deixa de imunizar pessoas, causa doenças e perde vidas. A responsabilidade pode ser da logística, da distribuição, mas o mais preocupante é o impacto das fake news sobre a vacina. As mentiras reduziram a sensibilização das pessoas, causaram medo, fizeram a procura pela vacinação diminuir e ainda afetaram programas de imunização que eram referências internacionais.”

A reportagem entrou em contato com a Fiocruz, que informou que o Ministério da Saúde poderia se posicionar sobre o assunto. Até o momento, o órgão não retornou o nosso contato.

Vacinação em MG

A vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais foi iniciada no dia 18 de janeiro de 2021. A primeira dose foi aplicada na técnica em enfermagem Maria do Bonsucesso Pereira, em uma cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, pouco depois da chegada das primeiras doses.

Segundo os últimos dados do Vacinômetro MG, o Estado recebeu quase 56 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 17 milhões de pessoas (ou 81,3% do público-alvo) já receberam duas doses do imunizante ou dose única, enquanto 55,6% receberam uma dose de reforço e 47,1% receberam as duas.

Minas registrou, até o momento, 4,2 milhões de casos do novo coronavírus e 65.619 mortes pela doença.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo