Minas Gerais perdeu mais de 270 mil doses de vacinas contra a covid-19 entre 2021 e 2023. A informação foi obtida pela Itatiaia por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) e confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de MG.
Segundo a Central Estadual de Rede de Frio, responsável pelo armazenamento dos imunizantes, 271.425 doses de vacinas precisaram ser descartadas no período por terem perdido a validade, sendo a maioria delas fabricadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a AstraZeneca.
A maior perda foi registrada em 29 de outubro de 2022, quando 260.450 unidades perderam a validade no mesmo dia. Em 2023, já foram descartadas 9.460 doses, também da AstraZeneca.
Em nota, a Central Estadual de Rede de Frio informou que todas as vacinas foram adquiridas e repassadas aos estados pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes ficavam armazenados na Rede de Frio e as secretarias municipais de saúde eram responsáveis por buscar os lotes e aplicá-los na população.
O médico infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e ex-membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, lamentou a perda dos imunizantes e afirmou que o fato faz parte de um “problema sistêmico” que vai muito além das vacinas descartadas.
“O mais impactante é que, quando você joga vacinas fora, você deixa de imunizar pessoas, causa doenças e perde vidas. A responsabilidade pode ser da logística, da distribuição, mas o mais preocupante é o impacto das fake news sobre a vacina. As mentiras reduziram a sensibilização das pessoas, causaram medo, fizeram a procura pela vacinação diminuir e ainda afetaram programas de imunização que eram referências internacionais.”
A reportagem entrou em contato com a Fiocruz, que informou que o Ministério da Saúde poderia se posicionar sobre o assunto. Até o momento, o órgão não retornou o nosso contato.
Vacinação em MG
A vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais foi iniciada no dia 18 de janeiro de 2021. A primeira dose foi aplicada na
Segundo os últimos dados do Vacinômetro MG, o Estado recebeu quase 56 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 17 milhões de pessoas (ou 81,3% do público-alvo) já receberam duas doses do imunizante ou dose única, enquanto 55,6% receberam uma dose de reforço e 47,1% receberam as duas.
Minas registrou, até o momento, 4,2 milhões de casos do novo coronavírus e 65.619 mortes pela doença.