Ouvindo...

Confira os locais para vacinação contra gripe em Belo Horizonte nesta segunda (3)

Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19

A vacinação contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Belo Horizonte inicia nesta segunda-feira (3) a campanha de vacinação contra a gripe com a imunização dos idosos a partir de 80 anos, população acamada, gestantes, puérperas e imunossuprimidos. Além disso, trabalhadores que atuam nas unidades de saúde também foram convocados.

As vacinas estão disponíveis nos 152 centros em dois postos extras

Os trabalhadores da saúde convocados para esta primeira etapa também poderão receber a vacina nos locais de trabalho. Os acamados devem fazer o cadastro on-line para receber o imunizante.

A vacinação dos moradores de instituições de longa permanência será realizada pelas equipes dos centros de saúde, de acordo com cronograma específico das unidades.

Nesta primeira etapa serão vacinados:

Idosos a partir de 80 anos

População acamada

Residente nas instituições de longa permanência

Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

Imunossuprimidos

Trabalhadores de saúde que atuam nos Centros de Saúde, UPAs e Hospitais

Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para a receber a vacina contra a Gripe serão convocados ao longo das próximas semanas. A campanha vai até o dia 31 de maio.

"É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19", informou a administração municipal.

O que levar para se vacinar

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros.

Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a atividade na área em BH.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.