Ouvindo...

Moradores de Nova Lima, na Grande BH, buscam água em chafariz depois de rompimento de adutora

A previsão de normalização do abastecimento é neste domingo (26)

Adutora que rompeu fica no bairro Mingú

Uma adutora da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) rompeu na madrugada de sexta-feira (24) e, desde então, os moradores sofrem com a falta de abastecimento em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e precisam tirar água de nascentes na região. A prefeitura orientou que a água retirada de chafarizes seja fervida para a ingestão.

“A gente ficou sem água para tomar banho, sem água para beber, não tem água na torneira. A cidade tem três chafarizes e eu estou em um desses pontos. A população está se dividindo para poder pegar água porque os caminhões pipas informaram que eles só vão abastecer escola e hospital e não está distribuindo água para população”, disse um morador do bairro Vila Matriz, de 53 anos.

A administração municipal alerta para o consumo dessa água. “A prefeitura orienta que água dos chafarizes só deve ser utilizada para a ingestão e lavagem de alimento depois de fervida”, disse.

De acordo com a Copasa, até que a situação seja resolvida, o abastecimento emergencial, principalmente em hospitais, será realizado por meio de caminhões-pipa. Outro morador contou que foi até um dos pontos com três baldes nas mãos. “Não tenho água nem para cozinhar. Isso é uma falta de respeito. Não temos informações, disseram que o fornecimento seria restabelecido ontem e nada até agora”, afirmou.

Os técnicos da empresa continuam trabalhando na manutenção da tubulação, para que o fornecimento de água da região seja restabelecido o mais rápido possível.

Bairros sem água

Alto das Quintas, Alvorada, Areão do Matadouro, Barra do Céu, Bela fama, Bela vista, Boa Vista, Bom Jardim, Bonfim, Cabeceiras, Campo do Pires, Cariocas, Cascalho, Centro, Chácara Bom Retiro, Chácara dos Cristais, Chácara Silveira Ramos, Conjunto Habitacional Paulo Gaetani, Cristais, Cristais Curitiba, Cristais II, Cruzeiro, Fazenda do Benito, Jardim das Américas, Jardins de Petrópolis, Matadouro, Mina D’água, Mingu, Nossa Senhora de Fátima, Olaria, Oswaldo Barbosa Pena II, Parque Aurilândia, Parque Santo Antônio, Quintas, Quintas do Sol, Quintas II, Resende, Retiro, Rosário, São Bento, Silicóticos, Vale da Esperança, Vila do Ouro, Vila Lacerda, Vila madeira, Vila Maria do Carmo, Vila Marize, Vila Monte Castelo, Vila Operaria, Vila Padre Valeriano, Vila Passos, Vila São José Primeira Seção, Vila São José Segunda Seção, Vila São José Terceira Seção, Vila São Luiz.

Veja o que diz a Copasa

A Copasa informa que, devido à complexidade dos serviços, o abastecimento nos bairros de Nova Lima, afetados pelo rompimento da adutora localizada no bairro Mingú, permanece interrompido neste sábado (25/03). Os técnicos da empresa continuam trabalhando, ininterruptamente, na manutenção da tubulação, para que o fornecimento de água da região seja restabelecido o mais rápido possível.

Até que a situação seja resolvida, o abastecimento emergencial, principalmente em hospitais, será realizado por meio de caminhões-pipa.

A Copasa pede desculpas pelo transtorno e pede a colaboração da população para que faça o uso consciente da água, utilizando apenas o necessário até que o serviço seja concluído.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.