Ouvindo...

Veja imagens de como ficarão as estações do metrô de BH após a privatização

O Governo de Minas e a empresa Comporte Participações assinaram o contrato de concessão do metrô

Projeto da Estação Lagoinha, na região Noroeste de Minas

A Comporte Participações, que assume o metrô de Belo Horizonte nesta sexta-feira (24) com a assinatura do contrato de concessão, prevê revitalizar estações e adotar melhorias tecnológicas para iniciar as operações. A empresa divulgou imagens do projeto arquitetônico que mostra como devem ficar as estações, tendo como exemplo a Estação Lagoinha.

O metrô foi concedido à iniciativa privada em 23 de dezembro de 2022, em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa, com uma proposta de R$ 25,7 milhões.

Com a privatização, a Linha 1 do metrô deve ser reformada. Primeiro, as estações serão revitalizadas, e em seguida está prevista a compra de novos trens com ar-condicionado. Segundo o Governo de Minas, melhorias tecnológicas vão resultar em “melhoria da qualidade do serviço, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.” Durante a concessão, também deve ser construída mais uma estação, no Novo Eldorado.

Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998, pode finalmente sair do papel. Pelo projeto, terá sete estações ligando o bairro Calafate à região de Barreiro - no total, terá 10,5 quilômetros de extensão. A previsão é de que a nova linha beneficie 50 mil passageiros. A previsão é que as novas estações sejam concluídas a partir do quarto ano da concessão, ou seja em 2027, e que todas estejam em operação a partir do sétimo ano do contrato, em 2030.

Confira o vídeo:

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.