Os candidatos a concurso público da Prefeitura de Ouro Preto, região Central de Minas, denunciaram à Itatiaia que foram impedidos de fazer a prova porque os portões foram fechados antes do horário previsto. A foi aplicada no último fim de semana.
Alguns candidatos afirmam que a organização do concurso estava confusa, que havia gente com o local da prova indicado errado no comprovante definitivo de inscrição, além do trânsito da cidade que ficou caótico impossibilitando a chegada ao local da prova. Outra reclamação, foi sobre o transporte público, segundo eles, a quantidade de ônibus disponibilizados não teria conseguido atender à demanda e pelo menos 50 pessoas foram prejudicadas e não conseguiram fazer a prova.
“Meu nome é Gleison Mendes da Silva sou um dos músicos que perderam a prova no sábado. Meu motivo foi o o trânsito. Peguei trânsito na Barra, peguei trânsito na subida em frente ao IFMG e perto da portaria da UFOP. Cheguei lá 14h42 e não me deixaram entrar.”
“Meu nome é Denise também faria a prova do concurso público no sábado, às 15h. Eu esperei no ponto de ônibus do meu bairro desde às 13h40. Quando eu cheguei lá já tinham várias pessoas aguardando. As pessoas estavam tensas, preocupadas porque não aparecia ônibus. Começamos a ligar pra carro de aplicativo, nos pontos de táxi e não conseguimos, tudo ocupado. Minha indignação é que se tivessem avisado que não teria transporte, esse período que ficamos aguardando com certeza chegaríamos a pé até a universidade. A organização da cidade de Ouro Preto não foi o suficiente.”
Por meio de nota, a prefeitura de Ouro Preto defendeu o edital do concurso e afirmou que os candidatos deveriam ter ficado atentos. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) reiterou o comunicado enviado pela prefeitura.
Sobre a situação dos candidatos que não conseguiram realizar a prova, por não terem comparecido aos locais das provas nos horários previamente determinados, a administração do município ressaltou, por meio de nota, que o edital deixa explícito que os candidatos deveriam ter comparecido aos locais das provas com 60 minutos antes do horário de início e que os dias e locais foram divulgados com antecedência para que os candidatos tivessem tempo para planejar o deslocamento.
A prefeitura de Ouro Preto destacou ainda, que a banca organizadora do concurso, Instituto IBGP, registrou documentalmente, nos dias das provas, que o fechamento dos portões ocorreu no mesmo horário em todas as instituições onde elas foram realizadas, o que foi atestado por candidatos e por Policiais Militares ligados ao 52º Batalhão da Polícia de Militar de Minas Gerais, tendo havido o acompanhamento da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto e de membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Concurso Público 2022 da Prefeitura Municipal de Ouro Preto durante o período de realização das provas.
A prefeitura destacou que não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.
Sobre as alegações de erros dos locais das provas no comprovante de inscrição, a prefeitura informa que não teve conhecimento de nenhum candidato que não tenha realizado o certame por erro de endereço por parte da banca organizadora e que o comprovante, onde consta o local, foi disponibilizado cinco dias antes da realização da prova.