Um dos traficantes mais procurados do Brasil foi preso nesta terça-feira (14) por policiais civil do Departamento de Investigações de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) de Minas Gerais. Marcos Vinicius dos Santos, conhecido como Chapola do Dendê, é apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro do Dendê e líder da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro).
Chapola está na lista do procura-se do estado do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, ele estava vivendo uma vida de luxo em Belo Horizonte e morando em uma mansão em um bairro de luxo na zona sul da capital. Além disso, os filhos frequentavam escolas particulares e a família era cliente de restaurantes de alto padrão.
Quem é Chapola do Dendê
Marcos Vinicius, o Chapola do Dendê, é apontado como o substituto do traficante Fernando Gomes de Freitas, conhecido como Fernandinho Guarabu no Rio de Janeiro, que morreu após confronto com policias e era considerado um dos bandidos mais perigosos do Brasil.
Chapola já havia sido preso em 2010 no Rio de Janeiro, mas estava solto há alguns anos. Ele é suspeito de dezenas de assassinatos no estado fluminense.
Agora, a polícia faz diligências para tentar descobrir as ligações de Chapola com a criminalidade de Minas Gerais, e mais detalhes devem ser dados em uma entrevista coletiva.
Informações exclusivas do repórter Renato Rios Neto