Painel de monitoramento de dengue, chikungunya e zika é lançado pelo Governo de Minas

Secretaria de Estado de Saúde é responsável pelo lançamento do Painel Arboviroses

Arboviroses podem ser monitoradas através de novo portal

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou o lançamento do Painel Arboviroses: Vigilância Epidemiológica, um portal de internet para a divulgação dos casos, óbitos e incidência de dengue, chikungunya e zika no estado. A ferramenta promete maior visibilidade sobre a vigilância epidemiológica dessas arboviroses, permitindo o acesso direto aos dados para a população.

Na ferramenta, o usuário pode realizar buscas por tipo de doença, período, semana epidemiológica, macrorregião, microrregião, regional de saúde e município. Segundo informações do Governo de Minas, os dados são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) às segundas-feiras e atualizados semanalmente, às terças-feiras, após as 16h.

O painel também disponibiliza o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira), que apresenta a classificação de risco para transmissão das doenças causadas pelo mosquito nos municípios mineiros. Desta forma, ele direciona as ações do programa de controle das doenças para as áreas mais críticas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Estadual das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano, o Painel Arboviroses é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas baseadas mais eficientes para os mineiros. “É de extrema importância que as prefeituras lancem as notificações para que tenhamos um cenário mais fidedigno da realidade do estado e, assim, possamos trabalhar de forma cada vez mais direcionada e assertiva”, relatou.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...