Ouvindo...

Dia do Consumidor: lojistas apostam em descontos para alavancar as vendas

A expectativa é de um crescimento entre 5% e 7% nas vendas de lojas que participem da ação

A ação é feita para conscientizar os compradores

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira (15). Entretanto, por ser uma ótima oportunidade para o comércio alavancar suas vendas, as promoções em lojas físicas e virtuais já estão acontecendo há um tempo com ofertas de descontos, brindes e até frete grátis.

E neste dia, é importante estar atento aos preços dos produtos antes e durante a semana. Segundo o Presidente da Fecomércio, Nadim Donato, o aumento nas vendas pode ser de quase 7%.

“O Dia do Consumidor é uma data criada para conscientizar as pessoas sobre seus direitos como consumidores, a relação entre clientes de comerciantes e incentivar as práticas comerciais justas e transparentes”, explica.

Nadim conta que a ação vem ganhando espaço mais com promoções e liquidações, e que o dia deve trazer descontos entre 20% a 25% algumas lojas que farão esse tipo de promoção.

"É uma data importante em que o comércio aproveita para poder beneficiar o consumidor com os seus descontos, com promoções ou, até mesmo, um prazo alongado de pagamento. Acreditamos que nessa data teremos um aumento de cinco a sete por cento no valor da venda especificamente com as promoções que serão feitas e os prazos maiores”, completa.

Visão dos lojistas

Juliana, gerente Lilica Modas, afirma que os consumidores merecem os descontos e afirma que preparou ações para a data.

“Vamos ter promoção relâmpago, brincadeiras, coisas que atraem o nossos clientes”, afirma.

Ao comparar com o mesmo período no ano passado, Juliana, conta que registrou uma melhora nas vendas no mesmo período do ano passado, e acredita que o inverno tende a ajudar.

“As pessoas estavam cansadas de ficar em casa, eles estão querendo comprar coisas novas. Faz parte. A gente precisa de roupa nova”, explica.

Já Vânia gerente da Marlene Fantini Calçados diz que a loja preparou um desconto progressivo para a o dia e que a data é muito benéfica para os lojistas.

“O Dia do Consumidor é um bom dia já que nesse mês a gente não temos Dia D, a semana toda a gente já vem vendo um aumento nas vendas”, cita.

Em relação ao ano passado, ela afirma que está parecido, e que espera realizar ações para superar expectativas.

“Está tendo, tudo baratinho, pode vir que tem!”, brincou.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.