O Dia Mundial do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira (15). Entretanto, por ser uma ótima oportunidade para o comércio alavancar suas vendas, as promoções em lojas físicas e virtuais já estão acontecendo há um tempo com ofertas de descontos, brindes e até frete grátis.
E neste dia, é importante estar atento aos preços dos produtos antes e durante a semana. Segundo o Presidente da Fecomércio, Nadim Donato, o aumento nas vendas pode ser de quase 7%.
“O Dia do Consumidor é uma data criada para conscientizar as pessoas sobre seus direitos como consumidores, a relação entre clientes de comerciantes e incentivar as práticas comerciais justas e transparentes”, explica.
Nadim conta que a ação vem ganhando espaço mais com promoções e liquidações, e que o dia deve trazer descontos entre 20% a 25% algumas lojas que farão esse tipo de promoção.
"É uma data importante em que o comércio aproveita para poder beneficiar o consumidor com os seus descontos, com promoções ou, até mesmo, um prazo alongado de pagamento. Acreditamos que nessa data teremos um aumento de cinco a sete por cento no valor da venda especificamente com as promoções que serão feitas e os prazos maiores”, completa.
Visão dos lojistas
Juliana, gerente Lilica Modas, afirma que os consumidores merecem os descontos e afirma que preparou ações para a data.
“Vamos ter promoção relâmpago, brincadeiras, coisas que atraem o nossos clientes”, afirma.
Ao comparar com o mesmo período no ano passado, Juliana, conta que registrou uma melhora nas vendas no mesmo período do ano passado, e acredita que o inverno tende a ajudar.
“As pessoas estavam cansadas de ficar em casa, eles estão querendo comprar coisas novas. Faz parte. A gente precisa de roupa nova”, explica.
Já Vânia gerente da Marlene Fantini Calçados diz que a loja preparou um desconto progressivo para a o dia e que a data é muito benéfica para os lojistas.
“O Dia do Consumidor é um bom dia já que nesse mês a gente não temos Dia D, a semana toda a gente já vem vendo um aumento nas vendas”, cita.
Em relação ao ano passado, ela afirma que está parecido, e que espera realizar ações para superar expectativas.
“Está tendo, tudo baratinho, pode vir que tem!”, brincou.