Inaugurado em janeiro de 1944, a região do entorno do Aeroporto do Carlos Prates se tornou palco constante de acidentes com aeronaves e há várias décadas é motivo de dor de cabeça para os moradores dos bairros vizinhos.
Veja mais:
Ele foi criado em um terreno da fazenda Celeste Império, que era propriedade do Coronel Alípio de Melo. O objetivo era atender ao Aeroclube do Estado de Minas Gerais, grupo que formava pilotos para aviação civil e militar, que antes funcionava no Aeroporto da Pampulha.
Ainda na década de 1970, após vários acidentes com mortes, surgiram as primeiras reclamações e alertas sobre o perigo que o aeroporto representava para os bairros vizinhos. O então vereador João Batista Cardoso alertou o Ministério da Aeronáutica, em 1975: “Aeroportos e lugares povoados são um problema no mundo inteiro. As construções próximas ao Aeroporto de Carlos Prates significam um risco”.
Desde a década de 1990, pelo menos nove acidentes graves foram registrados na região. Em 1994, a queda de uma aeronave sobre uma casa vizinha ao aeroporto resultou na morte de cinco pessoas, os três ocupantes do avião e dois moradores do imóvel atingido.
Em setembro 2008 aconteceu um acidente parecido com o que ocorreu neste sábado (11), quando um avião de pequeno porte caiu em um depósito de materiais no bairro Jardim Montanhês. O galpão pegou fogo após a queda e três pessoas ficaram feridas.
Em 2012 foram dois acidentes na região que aconteceram após pequenas aeronaves decolar do Aeroporto do Carlos Prates. Em maio daquele ano, a aeronave caiu em um barranco na cabeceira da pista e, três meses depois, um helicóptero a menos de 330 metros do Anel Rodoviário momentos após decolar.
Dois anos depois, em 2014, um monomotor saiu do Carlos Prates e teve problemas no ar, precisando fazer um pouso de emergência na região de Juatuba, na Grande BH. E no mesmo ano, em novembro, outro avião de pequeno porte caiu sobre uma casa próxima ao aeroporto.
Em abril de 2019, uma aeronave de pequeno porte atingiu um poste na Rua Minerva, no Bairro Caiçara, arrastou a fiação e deixou vários feridos. Segundo relatos de testemunhas, o avião desviou de um prédio momentos antes de cair.