Ouvindo...

‘Tiraram os meus dentes sem o meu consentimento’, denuncia paciente de clínica odontológica de BH que fechou as portas

Clínica Odontológica Arcata encerrou as atividades após 14 anos e deixou pacientes e funcionários na mão

Funcionários e pacientes na porta da Arcata, na Savassi

Luiza Cândido, de 66 anos, que fazia tratamento na Clínica Odontológica Arcata, em Belo Horizonte, revelou à Itatiaia que teve os dentes arrancados sem o consentimento dela. A Arcata encerrou as atividades nessa quarta-feira (8) repentinamente.

“Fizeram uma tomografia e disseram que meus dentes estavam todos comprometidos. Logo, eles já deram a anestesia e tiraram os meus dentes”, contou a idosa que, mesmo diagnosticada com chikungunya, foi até o local para buscar por respostas.

Nessa quarta-feira (8), ela procurou a unidade da Savassi, na região Centro-Sul, para dar continuidade ao tratamento, que desembolsou cerca de R$ 4 mil, quando se deparou com o estabelecimento fechado.

Leia também: Clínica odontológica em BH fecha as portas e revolta trabalhadores e pacientes

Surpreendidos e revoltados, clientes e funcionários se unem para recorrer à Justiça. Margarida Barcelos, de 58, pagou um tratamento de R$40 mil e está sem qualquer retorno da empresa. “Terminaram a parte superior com muito defeito e tinha a parte inferior toda para fazer. Terminei de pagar o tratamento e eles simplesmente mandaram uma mensagem de WhatsApp dizendo que havia encerrado as atividades”, disse.

Comunicado

Na noite de terça-feira (7), a empresa enviou um comunicado aos clientes, fornecedores e trabalhadores dizendo que a clínica encerraria as atividades após 14 anos. “Encerramos este capítulo da nossa história com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para continuar”, disse.

A nota aponta que a odontologia foi uma das atividades econômicas mais atingidas pela crise da provocada pela pandemia de Covid-19: “Para se ter uma ideia, fomos impedidos de exercer nossa atividade durante vários meses, sem que os custos para a manutenção de nossa estrutura ou pessoal fossem interrompidos”, complementou.

Tal situação resultou na queda da arrecadação e, mesmo com a retomada das atividades, a empresa não conseguiu se recuperar.

“Com o retorno gradual das atividades, as imposições de restrições rígidas dos órgãos públicos à nossa atividade, embora necessárias naquela época de incertezas, impossibilitou a equalização das finanças do empreendimento, resultando em uma batalha árdua mas ao final inócua frente a inviabilidade econômica que se apresentou nos anos que se passaram”, informa a nota.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que foram registradas, em Belo Horizonte, ocorrências, cujos relatos serão analisados e os fatos apurados em caso de eventual prática criminosa.

“As ocorrências ainda serão analisados e os fatos devidamente apurados. Mais informações serão repassadas em momento oportuno”, disse a nota.

Contato

De acordo com a nota, os pacientes que possuem contratos ativos poderão entrar em contato com o e-mail administrativo@arcata.com.br para tratar da negociação para suspensão dos pagamentos.

A reportagem tentou entrar em contato com a Arcata e aguarda um posicionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.