Ouvindo...

Esculturas da capital vandalizadas recebem restauração e são reinstaladas neste sábado

Para celebrar as restaurações, um “Percurso Celebrativo” será realizado no sábado (11) às 10h

As esculturas estão sendo reinstaladas com sinalização interpretativa e conteúdo publicado em plataforma digital.

A Prefeitura fará a entrega das esculturas recuperadas de escritores mineiros Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Pedro Nava e Roberto Drummond com a realização de um “Percurso Celebrativo”, no próximo sábado, 11 de março, às 10h. A atividade contará com a presença de autoridades e convidados, que farão um percurso entre as esculturas, reativando o Circuito Literário de Belo Horizonte.

O trajeto terá início na Praça Professor Alberto Deodato (Rua Goiás, esquina com Rua da Bahia), em frente às esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava. Em seguida, o grupo segue para a escultura de Murilo Rubião, nos jardins da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). Na sequência do tour, será celebrado o retorno das esculturas localizadas na Savassi: de Roberto Drummond (Quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque) e Henriqueta Lisboa (Rua Pernambuco, altura do nº 1336).

Nessas visitações, serão apresentados o processo de recuperação das esculturas, causos e curiosidades sobre os escritores retratados, além da leitura de trechos de suas obras. Todo o percurso será acompanhado pelo escultor Leo Santana, autor das obras, além de outros convidados.

As esculturas estão sendo reinstaladas com sinalização interpretativa e conteúdo publicado em plataforma digital. Por meio de QR Codes, que serão aplicados nas placas, os visitantes poderão interagir com as esculturas e acessar os conteúdos educativos em português e inglês.

As esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava integram o projeto de requalificação Centro de Todo Mundo, da Prefeitura de Belo Horizonte.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.