O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), divulgado na última terça-feira (28) mostrou que 80% dos municípios de Minas Gerais apresentam risco ou alerta para contaminação por dengue.
Dados mostram que 321 municípios apresentam um Índice de Infestação Predial maior ou igual a 4, o que configura situação de risco; além disso, 337 cidades estão sob alerta de infestação.
De 827 municípios em Minas Gerais, apenas 169 apresentam um índice de infestação considerado como ‘satisfatório’, o que não exclui a possibilidade de contaminação, mas não configura situação de risco.
Os casos de dengue em Belo Horizonte já superam a quantidade somada no mesmo período do ano passado. No interior, várias cidades também estão em alerta para a alta de casos de dengue. Alguns municípios promovem campanhas de conscientização e colocam veículos fumacê para combater o mosquito transmissor da doença.
Leia mais:
Danielle Capistrano, coordenadora da Vigilância Estadual das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde, ressalta que o levantamento auxilia no combate ao mosquito, ajudar a alertar as cidades para tomar as medidas necessárias.
“Em casos de municípios mais críticos, existe, ainda, o apoio da Força Estadual em todos os eixos envolvidos, como assistência, laboratório, controle do vetor, comunicação e mobilização, vigilância epidemiológica e gestão”, explica.