Servidores ativos e inativos da prefeitura de Belo Horizonte podem ter os salários reajustados em 5,93%. A proposta é do prefeito Fuad Noman, anunciada nessa segunda-feira (27), e pretende recompor a inflação de 2022. O aumento será divido em dois, sendo o primeiro de 2,50% a partir de julho (pago em agosto) e 3,43% a partir de novembro (pago em dezembro).
A medida poderá beneficiar 66,4 mil servidores, empregados e aposentados e pensionistas com paridade e contratos administrativos. A proposta também prevê um aumento líquido no vale-refeição em 58,1%, que correspondem ao aumento de R$ 24,60 para R$ 35 por dia e a retirada da contrapartida cobrada do servidor de 10% do valor total creditado para essa finalidade.
A proposta foi apresentada pelo prefeito aos integrantes de sindicatos e de entidades representativas dos servidores municipais. Agora, cada categoria deverá encaminhar o aceite formal do percentual oferecido até 24 de março. Após esse processo, o projeto de lei segue para votação dos vereadores na Câmara Municipal.