O aumento no número de casos de dengue em um curto espaço de tempo, o que é considerado um surto pelas autoridades, levou a cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, a decretar situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Entre a 1ª e 7ª semana epidemiológica deste ano, a cidade registrou 301 casos suspeitos da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há alto risco da doença quando atingido o índice de 300 casos a cada 100 mil habitantes. “Ponte Nova apresenta um índice superior a 180 casos suspeitos, num total de 60.003 habitantes, o que classifica o município com alto risco de transmissão de Dengue, exigindo a intensificação das ações com apoio do Estado no combate ao mosquito transmissor da doença”, detalha decreto municipal.
Ainda, segundo o decreto, a cidade registrou em 13 de fevereiro, 215 casos suspeitos notificados, conforme Boletim Epidemiológico Consolidado do Estado.
“Fica declarada emergência em saúde pública, caracterizada como a necessidade de repor com urgência a força de trabalho, em razão do alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, e surto epidemiológicos de casos de Dengue.”
Dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SESMG), em 23 de fevereiro, mostram que a cidade registrou 331 casos de dengue e 14 de chikungunya. Não há mortes confirmadas, conforme última atualização da SESMG.
A Itatiaia entrou em contato com a prefeitura de Ponte Nova e aguarda posicionamento. Assim que tivermos retorno essa matéria será atualizada.