O bloco Corte Devassa desfila na manhã desta segunda-feira (20) pela rua Sapucaí, na região Leste de BH, com foliões trajando roupas sensuais e retros e muitas bandeiras nas cores vermelho e amarelo.
Veja mais:
O grupo surgiu de um grupo de teatro em 2012 e tem como tema a monarquia e seus costumes. A Corte Devassa faz uma crítica descontraída á corte portuguesa que colonizou o Brasil.
O cortejo do bloco atrasou um pouco, mas começou com muita animação, alegria e uma bateria potente.
“A Corte está revirada e o minueto já não faz parte da nossa festa. Agora é calcinha e ciroula no chão, afinal nosso corpo é palco de luta, de resistência e também de afeto, de irreverência, de prazer, de desejo, de alegria. Não aceitamos estarmos enlameados ou engaiolados. É liberdade, é ocupação!”, diz o lema do Corte Devassa.
Sem metrô
Alguns foliões que participam do bloco reclamaram da paralisação do metrô de BH, uma das opções de transporte muito usada por foliões que vão até o centro.
“O transporte dentro de BH está desafiador. Os ônibus mudam os itinerários de última hora e o cidadão não fica sabendo. O belo-horizontino está tendo dificuldade de deslocamento. O metrô faz falta. Para o pessoal do Barreiro, embora o metrô não chegue até lá, o metrô faz falta. Só de chegar na estação Eldorado e poder ir até o Centro, já ajudaria muito, seria 70% do caminho”, reclama Natália Fonseca, moradora do Barreiro.