O Bloco da Bicicletinha desfila na noite desta quinta-feira (16) no Centro de Belo Horizonte. O tradicional bloco de Carnaval é a maior pedalada coletiva da capital, pedalando na Avenida Artur Bernardes nº 250, Vila Paris, até o número 781 da avenida Assis Chateaubriand.
“O bloco da bicicletinha é um bloco que traz a felicidade para rua, para galera que anda de bicicleta e que está lutando todo dia por melhores condições de ciclovias e passeios, e para transitar na cidade. Nosso bloco está com o tema do Ministério do Amor, mas a gente gostaria muito de também reivindicar a nossa ciclovia na Afonso Pena, que hoje é um tópico que está rodando lá na prefeitura”, explica o idealizador do bloco, Joca Corcino.
Segundo ele, o bloco já existe há nove anos com a intenção de mostrar que é possível se locomover em Belo Horizonte com a bicicleta. Joca lamenta, entretanto, que durante a pandemia os equipamentos do bloco acabaram estragando e os organizadores precisaram organizar uma vaquinha para por o bloco na rua.
"É uma dádiva muito grande estar aqui de novo com todo mundo. A gente teve muita dificuldade porque nossos equipamentos, com o tempo parado, estragaram. Mas fizemos um chamamento com uma campanha do PIX para conseguir comprar equipamentos novos e colocar o bloco na rua e para colocar essa galera para pedalar”.
Entrevista feita pelo repórter Renato Rios Neto